Cabo Frio vai reforçar a fiscalização do transporte turístico. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (9), em frente à sede da Prefeitura, durante uma reunião do prefeito Dr. Serginho (PL) com os taxistas do município. Na ocasião, foram apresentadas novas medidas de ordenamento para o setor que, segundo o prefeito, buscam organizar o fluxo de veículos e fortalecer o turismo responsável.
Entre as ações, está o reforço da fiscalização no Terminal de Ônibus de Turismo (TOT), que passará a ter acompanhamento mais rigoroso das secretarias de Mobilidade Urbana e de Segurança e Ordem Pública, por meio da Guarda Civil Municipal. O prefeito anunciou, ainda, que o município vai remunerar os taxistas credenciados no terminal: R$ 100 por corrida e R$ 300 por guia de turismo, como forma de valorização e incentivo ao fomento do destino e à economia local.
“Nós queremos que a economia circule dentro de Cabo Frio. O recurso que entra nos cofres do município pelo Documento de Arrecadação Municipal (DAM) será revertido em melhorias para a cidade, em infraestrutura turística, limpeza, banheiros e chuveiros nas praias. Nosso compromisso é com o trabalhador cabo-friense”, afirmou o prefeito.
Outra medida anunciada foi o encaminhamento à Câmara Municipal de um projeto de lei que regulamenta o transporte por aplicativo, priorizando motoristas que residem em Cabo Frio. Ainda de acordo com o prefeito, o objetivo é combater o transporte clandestino e valorizar os trabalhadores locais. Haverá Audiência Pública com motoristas de aplicativo na próxima segunda-feira (13), na Prefeitura de Cabo Frio, às 10h, para a apresentação e discussão do projeto.
Para garantir o cumprimento das novas normas, o reforço da fiscalização será feito com uso de drones e atuação integrada dos órgãos municipais. Além disso, a Secretaria de Turismo também vai intensificar a fiscalização de veículos de turismo com destino a casas de aluguel, permitindo o ingresso apenas para hospedagens regularizadas no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) e devidamente registradas junto à pasta.