O prefeito Marcelo Magno realizou nesta terça-feira (27), uma visita técnica às futuras instalações do Centro de Monitoramento por Câmeras de Arraial do Cabo. A vistoria teve como objetivo, ver de perto o andamento da obra e alinhar os últimos detalhes para o início do funcionamento do equipamento, considerado estratégico para a segurança e a gestão urbana do município.
Acompanhando o prefeito estiveram o vice-prefeito Diego Silveira, o subsecretário de Ciência e Tecnologia Victor Fontes, a secretária de Segurança Pública Magda Fraga, o secretário de Mobilidade Urbana Maycon Victorino e o secretário de Educação Bernardo Alcântara. O centro está sendo implantado próximo ao CPRV e deverá funcionar como base integrada de monitoramento da cidade.
Durante a visita, a equipe conferiu os espaços operacionais e discutiu o funcionamento do sistema, que contará com mais de 500 câmeras distribuídas em escolas municipais e em pontos estratégicos do território cabista. Os equipamentos terão tecnologia de inteligência artificial, com recursos de reconhecimento facial e de placas de veículos, permitindo o monitoramento das entradas e saídas da cidade.
Segundo a administração municipal, o centro será fundamental para a atuação conjunta das secretarias, especialmente nas ações preventivas e no reforço à segurança nas unidades escolares, incluindo salas de aula, corredores, pátios e áreas do entorno. O sistema também dará suporte à mobilidade urbana, contribuindo para respostas mais rápidas em situações de trânsito e ocorrências do dia a dia. “É um sonho que está se concretizando e que vai trazer mais segurança, integração e eficiência para Arraial do Cabo”, destacou Marcelo Magno.


