As obras de pavimentação que ocorreram em diferentes cidades da Região dos Lagos têm gerado um efeito que vai além do novo asfalto nas ruas: o reaproveitamento do material retirado das pistas. A chamada fresagem, que consiste no processo que remove a camada desgastada do pavimento antes da aplicação de asfalto novo, foi utilizada por municípios como uma alternativa para recuperar vias urbanas e estradas, unindo melhoria da infraestrutura e redução de impactos ambientais.
Somente nas intervenções conduzidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado das Cidades, são mais de 38 quilômetros de obras em municípios como Cabo Frio, São Pedro da Aldeia e Búzios, realizadas em parceria com as prefeituras.
Em Cabo Frio, o projeto de reurbanização alcançou cerca de 10,4 quilômetros de vias importantes da região central, incluindo as avenidas Teixeira e Souza e Júlia Kubitschek. Em São Pedro da Aldeia, as intervenções foram concluídas no bairro Colina e na Estrada da Boa Vista. No primeiro caso, 18 ruas foram revitalizadas ao longo de 11 quilômetros, beneficiando cerca de 13 mil moradores. Já na Estrada da Boa Vista foram realizados serviços de drenagem, pavimentação e calçamento em aproximadamente seis quilômetros da via.
Em Búzios, as obras na Estrada da Fazendinha contam com serviços de pavimentação em um trecho de mais de 11 quilômetros, incluindo a Estrada Álvaro Elídio e a Rua Dracena.
Reaproveitamento que gera economia
Além da melhoria nas vias, o processo de fresagem tem permitido que o material retirado das pistas ganhe um novo destino. O asfalto fresado pode ser reutilizado por prefeituras na recuperação de ruas e estradas rurais, contribuindo para reduzir custos e evitar o descarte do material.
Um exemplo recente vem de Rio Bonito, onde a concessionária ViaLagos destinou quase 1.000 metros cúbicos de material fresado provenientes das obras de manutenção do pavimento da RJ-124. O material foi doado ao município e transportado pela própria prefeitura.
Parte desse volume já começou a ser aplicada em vias como a Rua Presidente Arthur Bernardes, no Centro, e na Estrada do Rio Mole, contribuindo para melhorar as condições de tráfego e a infraestrutura local.



