HomeArmação dos BúziosGrafite no mirante de João Fernandes, em Búzios, abre programação do Mês...

Grafite no mirante de João Fernandes, em Búzios, abre programação do Mês da Água

Prolagos preparou série de atividades que seguem até o fim de março para celebrar a data

-

Março é o Mês da Água (22) e para celebrar a data, a Prolagos preparou uma ampla programação. Serão realizadas visitas guiadas a unidades operacionais, distribuição de mudas nativas, apresentação da peça “Prolaguito e a Galera da Água na Aventura da Preservação”, lançamento de projetos e parcerias, inauguração de biblioteca comunitária e início de obras de implantação de rede de água. As atividades começaram nessa terça-feira (15) e se estendem até o dia 29.

Conhecido como Mirante de João Fernandes, em Armação dos Búzios, o reservatório de água do bairro recebeu o projeto de grafite nas unidades operacionais, nessa terça-feira (15). Em parceria com a grafiteira Bianca Vieira, alunos da escola municipal Darcy Ribeiro auxiliaram na pintura e receberam uma palestra sobre o tratamento da água.

“Meu tio é grafiteiro e eu sempre tive vontade de grafitar, mas ainda não tinha tido oportunidade. Poder participar desse projeto e ainda ajudar a melhorar a imagem de um ponto turístico da nossa cidade é muito bom”, relata o aluno Arthur Andrade, de 14 anos.

O local foi o primeiro equipamento da concessionária a ganhar a manifestação artística.

“Parte das nossas unidades receberão pinturas que irão remeter à cultura, esporte e meio ambiente local, representando os animais marinhos presentes na Região dos Lagos, as aves migratórias que visitam a Lagoa de Araruama, a tradicional atividade pesqueira, os moinhos de São Pedro da Aldeia, entre outros”, pontua Simony Dias, coordenadora de Responsabilidade Social da Prolagos.

Nesta quinta (17), o projeto Imersão, realizado em conjunto com a Universidade Veiga de Almeida, campus Cabo Frio, iniciará as atividades do Convênio para Monitoramento de Recursos Hídricos, na Lagoa de Juturnaíba, manancial que abastece as cidades da região. A ação contará com a participação de alunos de vários cursos como Engenharia Civil, Ambiental e de Produção.

Nos dias 18 e 22 de março, por meio do projeto Portas Abertas, líderes comunitários de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia irão conhecer o funcionamento da Estação de Tratamento de Água, localizada no distrito de São Vicente de Paulo, em Araruama. Já no dia 24, a unidade recebe a visita de alunos do Instituto Educacional de Habilitação Profissional e Formação Integral.

Ainda neste mês, a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Arraial do Cabo receberá o lançamento do projeto de tratamento de lodo de esgoto por pirólise lenta à tambor rotativo. A iniciativa acontece por meio de uma parceria da Prolagos, com a Águas do Rio, Agenersa, Secretária Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Universidade Federal Fluminense e a Prefeitura de Arraial do Cabo, que tem como objetivo, transformar o lodo resultante dos resíduos da ETE em gás combustível e em um tipo de carvão vegetal, chamado biochar.

Para levar água tratada a mais famílias, no dia 26 de março a Prolagos iniciará as obras de extensão de rede nos distritos cabistas: Novo Arraial, Sabiá, Caiçara 1, Caiçara 2 e Pernambuca, onde serão investidos aproximadamente R$17,6 milhões, com a implantação de 47km de rede de água, abastecendo mais de 2.300 famílias. O começo da operação será marcado por um evento, aberto ao público, às 9h, próximo à praça de Figueira, com doação de mudas e a apresentação do espetáculo teatral “Prolaguito e a Galera da Água na Aventura da Preservação”.

“Desde o início de sua atuação, em 1998, a Prolagos já investiu R$ 1,4 bilhão em saneamento básico, o que representa um dos maiores investimentos neste segmento por habitante no Brasil, duas vezes mais do que a média nacional. Nesse período, a concessionária triplicou o fornecimento de água potável, passou de 30% para 98% da população da área urbana. Com os investimentos no fornecimento de água para os distritos de Arraial do Cabo, ficaremos ainda mais próximos da universalização do acesso à água tratada”, ressalta Pedro Freitas, diretor-presidente da concessionária.

Para fechar a programação, no dia 29, o Comitê de Voluntariado da empresa fará a inauguração de uma biblioteca comunitária na sede da associação de moradores do bairro Vila Verde, em Armação dos Búzios. O espaço foi reformado e ganhou pinturas de grafite para tornar o ambiente atrativo à leitura. O evento contará com contação de história e distribuição da cartilha do “Prolaguito e a Galera da Água” para as crianças.

- Advertisment -

Colunas

Mais lidas

Percurso passa pelo Vale das Pitangueiras, Mirante das Conchas e Morro do Vigia. Foto: Reprodução/ Internet

‘Dia Mundial de Mares Limpos’ acontece neste sábado na Praia do...

0
Neste sábado (30), será realizado o “Dia Mundial de Mares Limpos” na Praia do Peró, em Cabo Frio. A ação vai unir trilheiros, mergulhadores,...
%d blogueiros gostam disto: