HomeAraruamaLagoa de Araruama é destaque em seminário sobre coleta em tempo seco

Lagoa de Araruama é destaque em seminário sobre coleta em tempo seco

Modelo de esgotamento sanitário foi fundamental para melhoria da qualidade ambiental do ecossistema

-

Debater modelos de tratamento de esgoto e buscar soluções e tecnologias mais eficazes para o saneamento a curto prazo. É com este foco que a “Captação em Tempo Seco”, que capta as contribuições que passam pelas galerias pluviais e encaminha para a estação de tratamento, adotada nas cidades da Região dos Lagos, será um dos temas abordados no 1º Seminário de Saneamento e Meio Ambiente. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Rio de Janeiro (Abes Rio), acontece de forma híbrida (presencial e on-line), nos dias 13 e 14 de abril, transmitido gratuitamente do auditório da Firjan, no Centro do Rio de Janeiro.

“Vamos trazer cases já existentes no Brasil, mostrar as perspectivas de quem opera, os desafios e o planejamento para os próximos anos. Nossa intenção é desmistificar o tema, trazendo esclarecimento para população e entendimento para os setores correlatos”, ressalta o presidente da Abes, Miguel Alvarenga Fernández y Fernández.

O encontro conta com a participação do diretor-presidente da Prolagos, Pedro Freitas, que vai palestrar na quinta-feira (14), às 11h, sobre como o tratamento de coleta em Tempo Seco tem ajudado na melhoria gradativa da qualidade ambiental da Lagoa de Araruama.

“Com os investimentos que fizemos até aqui já é possível observar a melhora desse corpo lagunar tão importante. O Tempo Seco foi a solução mais rápida e assertiva da sociedade para a recuperação da lagoa. Hoje, os pescadores comemoram recordes de pescado, cavalos-marinhos voltaram a habitar a laguna e na maior indústria da Região dos Lagos, o Turismo, empresários sentem os reflexos positivos dos recursos empregados pela concessionária”, pontua Pedro Freitas.

Em 1998, quando a Prolagos assumiu os serviços de saneamento nas cidades Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, todo o esgoto in natura era despejado na Lagoa de Araruama e nas praias. A maior laguna hipersalina em estado permanente do mundo estava em avançado estado de degradação ambiental. Para ajudar na sua recuperação, a sociedade civil organizada solicitou a mudança do contrato, propondo que as concessionárias que atuam na Região dos Lagos antecipassem os investimentos em esgoto e aderissem ao sistema de captação a tempo seco, onde o esgoto que corre pela drenagem pluvial é desviado para coletores e o resíduo transportado para as estações de tratamento, retornando para o meio ambiente dentro dos padrões ambientais.

Com a mudança aprovada pelo poder concedente, Ministério Público e pela Agência Reguladora (Agenersa), em 23 anos, o índice de atendimento em esgotamento sanitário saltou de 0 para 80,12% e todo esgoto coletado é tratado. Além disso, a concessionária construiu 38 km de rede coletora, que atuam como cinturões, blindando a laguna e captando o esgoto que chega pela rede de drenagem.

“Iremos investir ainda, mais de R$50 milhões, que serão destinados à implantação de 26 km de rede coletora, que receberá o esgoto que sai dos imóveis, atuando como uma blindagem da lagoa”, explica o diretor-presidente da Prolagos, Pedro Freitas.

A obra acontecerá nas cidades de Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. O primeiro local a receber a implantação, em julho deste ano, é Ubás, em Iguaba Grande. Também fazem parte do cronograma, os bairros: Praia do Siqueira, Recanto das Dunas, Vila do Sol, Jacaré (próximo ao Mercado de Peixe) e Porto do Carro, em Cabo Frio; Ubás, em Iguaba Grande; e Vinhateiro, Baixo Grande, Nova São Pedro e Campo Redondo, em São Pedro da Aldeia.

As inscrições para o evento podem ser feitas no site.

- Advertisment -

Colunas

Mais lidas

Percurso passa pelo Vale das Pitangueiras, Mirante das Conchas e Morro do Vigia. Foto: Reprodução/ Internet

‘Dia Mundial de Mares Limpos’ acontece neste sábado na Praia do...

0
Neste sábado (30), será realizado o “Dia Mundial de Mares Limpos” na Praia do Peró, em Cabo Frio. A ação vai unir trilheiros, mergulhadores,...
%d blogueiros gostam disto: