Uma operação conjunta das secretarias do Ambiente e Licenciamentos Ambiental e Urbanismo, Fiscalização, Pesca e Guarda Ambiental de Búzios atuou rapidamente após denúncia de acampamento irregular na Ilha Feia, uma das áreas de preservação ambiental do município.
A fiscalização conseguiu chegar ao local a tempo de abordar um grupo de Rio das Ostras que se retirava da ilha após realizar pesca e acampamento não autorizados. As atividades são proibidas por lei, justamente para preservar o ecossistema local, que é sensível e protegido.
Durante a abordagem, os fiscais ambientais emitiram advertências e orientaram os envolvidos sobre a importância da conservação do espaço, ressaltando os riscos que ações como essas representam para a fauna, a flora e o equilíbrio ambiental da região.
O secretário de Pesca, Rafael Fernandes, destacou que, além de ilegais, essas práticas geralmente resultam no descarte inadequado de resíduos sólidos, o que agrava ainda mais o impacto ambiental nas ilhas e costões do entorno de Búzios.
A ação serve como alerta para moradores e visitantes sobre a importância do respeito às regras que regem as áreas protegidas. A fiscalização deve continuar intensificada nos próximos meses para coibir novas infrações e proteger o patrimônio natural da cidade.


