fbpx
HomeAraruamaAudiência Pública da Alerj irá debater setor de energia elétrica no estado,...

Audiência Pública da Alerj irá debater setor de energia elétrica no estado, nesta terça

Serviços prestados pelas Concessionárias Enel e Energisa serão o foco principal da audiência promovida pela Comissão de Minas e Energia na próxima terça

-

Nesta terça-feira (16), a Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) irá realizar uma audiência pública com o objetivo de debater o setor de geração e distribuição de energia elétrica no estado. Estarão em pauta os serviços prestados pelas concessionárias Enel (antiga Ampla) e Energisa, responsáveis pelo fornecimento de luz em 67 municípios.

A audiência acontece a partir das 12h, no auditório senador Nelson Carneiro, prédio anexo ao Palácio Tiradentes. Segundo a assessoria da Alerj, entre os assuntos que serão debatidos, estão: o aumento e a composição da fatura de energia elétrica, efetivação da tarifa social, a geração de energia e a qualidade do serviço prestado.

Ainda de acordo com a Alerj, o relatório que será divulgado em primeira mão pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) aponta que o estado do Rio de Janeiro é responsável pela produção de 12% da energia do país e que só consome, no entanto, 10% em média.

Já confirmaram presença no encontro: as empresas Enel e Energisa, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), além de representantes do governo estadual, agências reguladoras, deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores dos municípios atendidos pelas concessionárias.

“Se temos energia autossuficiente, é preciso entender o motivo pelo qual não temos uma boa prestação do serviço. Queremos entender também cada passo da produção e as projeções para o futuro. O aumento nas contas de luz e as reclamações frequentes da população sobre as concessionárias motivaram a realização da audiência”, afirmou Lemos, que também é relator da CPI da energia elétrica em andamento na Alerj.

Só a Enel atende cerca de 2,6 milhões de unidades consumidoras. Em março, os usuários tiveram um reajuste médio de 7,59% na tarifa. No dia 30 de abril, no mesmo horário e local, será a vez da LIGHT ser sabatinada pelos deputados. A empresa atua em 31 municípios do estado e atende cerca de 3,8 milhões de unidades consumidoras. O reajuste foi ainda maior, 8,56%.

Entre no canal do Fonte certa no Telegram e fique por dentro de tudo que acontece na Região dos Lagos! Basta acessar o canal: https://t.me/noticiasregiaodoslagos
- Advertisment -

Colunas

Mais lidas

Barões da Pisadinha

Aniversário de Arraial do Cabo pode contar com shows dos Barões...

0
A festa de 39 anos de Arraial do Cabo pode contar com shows de artistas populares do cenário nacional. Os grupos Barões da Pisadinha,...