A Segurança Pública de Búzios intensificou as rondas no município com o objetivo de aumentar a segurança dos moradores e turistas. Um das ações realizadas é a Operação Cidade Segura, onde são realizadas ações para coibir a atuação dos flanelinhas no município.
De acordo com o Secretário de Segurança Publica Alan Varela, as ações começaram no dia 7 de outubro e vão se estender até o carnaval de 2020. A operação tem como objetivo evitar as tentativas de extorsão cometidas por clandestinos que se apresentam como guardadores de carros, evitando também atos de vandalismo, furtos e roubos e danos ao patrimônio. A atuação de flanelinhas também pode ser denunciada por meio do telefone da Guarda Civil Municipal 153.
O secretário afirma que abordagens são feitas nos horários de maior fluxo de turistas, de manhã e à noite, nas praias e áreas de estacionamento dos centros turísticos do balneário.
“Objetivo é frustrar a ação dos flanelinhas nos locais e garantir o direito de ir e vir do cidadão,” explicou Alan Varela.
Além da Operação, mais de 150 câmeras de segurança foram instaladas por toda a cidade; câmeras com cercamento virtual nas escolas da rede pública; rondas escolares nos horários de saída e entrada das escolas; aumento do efetivo de policiais em até 100% com o Programa de Integração na Segurança (PROEIS)