A Secretaria de Meio Ambiente de Cabo Frio enviou um ofício, em conjunto com os municípios de Búzios e Arraial do Cabo, ao Ministério Público Federal comunicando o não cumprimento, por parte da Petrobras, do acordo feito após o vazamento de óleo no Campo de Marlim Leste, na Bacia de Campos, que poluiu as praias das três cidades.
A partir disso, a Petrobras marcou uma reunião com os secretários de Meio Ambiente de Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo para a próxima sexta-feira (8), às 14h, na sede da estatal, na cidade do Rio de Janeiro.
O acordo, assinado em 9 de agosto de 2019, previa a capacitação de agentes municipais para prevenção de acidentes e ações emergenciais em caso de vazamento de óleo no mar e a doação de uma embarcação, equipamentos e instrumentos para ações de pronta resposta a acidentes com óleo no mar. Apenas a capacitação foi realizada no dia 26 de setembro.
“Embora a possibilidade da chegada do óleo que vem atingindo as praias do Nordeste a nossa região seja pequena, não podemos ficar acomodados. Se temos esse acordo com a Petrobras, que ele seja cumprido o mais rápido possível, pois nossos agentes, Guarda Marítima e Ambiental e pescadores, já estão capacitados, mas de nada adianta a capacitação sem os equipamentos necessários. Mesmo que a responsabilidade da retirada do óleo seja do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), temos de estar preparados”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira.