Um Airbus A340-300 da companhia aérea afegã Kam Air pousou nesta quinta-feira (28) no Aeroporto Internacional de Cabo Frio, no litoral fluminense. O avião transportou equipamentos médicos provenientes da China, que auxiliarão no combate a Covid-19.

A visita do A340 a Cabo Frio foi um acontecimento raro. É a primeira vez que uma companhia aérea afegã pousa no Brasil. O quadrijato da Kam Air também é de passageiros mas está sendo utilizado para trazer apenas carga, devido à falta de aviões cargueiros disponíveis no mercado.

A Kam Air foi a primeira companhia aérea privada de passageiros no Afeganistão fundada em 2003. A empresa voa apenas para cidades asiáticas e conta atualmente com 15 aviões na sua frota. Os modelos operados são os turboélices ATR 42, os jatos Boeing 737-300/500 e McDonnell Douglas MD-82/83/87, além de quatro A340-300.

Atualmente, a companhia está proibida no espaço aéreo dos EUA e todas as transportadoras afegãs estão proibidas de voar para a União Europeia. As duas principais empresas aéreas do país figuram na lista das mais inseguras do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *