A Região dos Lagos ganhará uma Agência de Desenvolvimento Regional (ADR Lagos). A ADR Lagos foi formalizada, em Cabo Frio, durante um encontro entre o Sebrae Rio e lideranças locais, na última terça-feira (18). Entre as metas estabelecidas pelos gestores que apoiaram a criação da agência, estão eixos e ações prioritárias para as áreas de turismo, educação, infraestrutura e gestão pública. As metas foram definidas em apenas um ano de consultorias e planejamentos realizados pelo Sebrae Rio com cerca de 90 lideranças públicas, privadas e do terceiro setor de 10 municípios.

Os municípios da Região dos Lagos que integram a ADR são: Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim. O Sebrae Rio continuará sendo parceiro do grupo em ações voltadas ao planejamento da agência e à formação de lideranças.

“Nossa agência terá o papel de transformar em realidade as metas que identificamos para toda a região por meio de parcerias públicas e privadas”, disse o empresário Ricardo Guadagnin, eleito primeiro presidente da ADR Lagos.

Para auxiliar na criação da agência e estabelecer as metas, junto com o Sebrae, os gestores participaram do projeto Lideranças para o Desenvolvimento Regional (LIDER), que já alcançou 3 mil lideranças em todo o país. A partir desse projeto, os líderes estabeleceram metas como: a criação de um circuito regional de turismo até dezembro de 2025 e a implementação do plano de saneamento básico da região até 2030. A ADR Lagos terá a função de tirar estes e outros planos do papel.

“Quando a gente contribui para mudar a realidade dos territórios está colaborando também para a prosperidade dos pequenos negócios”, afirmou o gerente de Políticas Públicas do Sebrae Rio, Tito Ryff.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *