Direto da Fonte | Com apoio da Firjan, prefeitura de Cabo Frio enfrenta mais um problema crônico do município

Parceria garante continuidade do programa “Calçada Acessível”, que busca padronizar calçadas e tornar espaços públicos mais acessíveis

Com quase dois meses do novo governo, os problemas crônicos de Cabo Frio seguem sendo enfrentados pela gestão de Dr. Serginho. O prefeito, que já atuou pela resolução do ordenamento das praias, a esperada demolição do Hotel Acapulco e o fim das filas para cirurgias de catarata no município, nesta terça-feira (11), assinou um convênio de parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) para dar continuidade ao programa “Calçada Acessível” em enfrentamento aos problemas de acessibilidade e pavimentação do município.

Há alguns anos, a cidade enfrenta um sério problema com a pavimentação de calçadas e vias, que sofrem com buracos e dificultam a passagem de pedestres e veículos. A formalização da parceria surge para iniciar os trabalhos do novo goverrno frente à adversidade e foi realizada no gabinete do prefeito, com a presença do secretário de Mobilidade Urbana, Josias da Swell, do presidente da Firjan Leste Fluminense, Ricardo Fernando Guadagnin, e do arquiteto, urbanista e especialista da Firjan, Luiz Gustavo Guimarães, além da equipe técnica da entidade.

O programa tem como objetivo a padronização das calçadas, tornando-as mais acessíveis, especialmente para idosos e pessoas com deficiência, contribuindo para o desenvolvimento da infraestrutura urbana, garantindo mais acessibilidade em calçadas e espaços públicos. Para isso, o projeto envolve capacitação de técnicos, treinamento da mão de obra, assistência técnica para os projetos urbanos, levantamento de informações sobre obras e a elaboração de materiais educativos sobre acessibilidade em calçadas.

Cabo Frio integra o projeto desde 2019 e, com a reafirmação da parceria, a prefeitura poderá elaborar projetos mais eficazes para solucionar os problemas de acessibilidade e pavimento para circulação de pedestres no município. “Garantir acessibilidade é um dever do poder público. Com essa parceria, damos mais um passo importante para tornar Cabo Frio uma cidade mais inclusiva, proporcionando segurança e dignidade para todos os cidadãos, especialmente aqueles com mobilidade reduzida”, destacou Serginho.

Entenda o Programa “Calçada Acessível”

O programa “Calçada Acessível” é fruto de uma parceria entre a Firjan e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), iniciada em 2010. O objetivo é padronizar as calçadas, tornando-as mais acessíveis, especialmente para idosos e pessoas com deficiência, promovendo inclusão e qualidade de vida para os cidadãos.