Direto da Fonte | STF retoma nesta quinta-feira (09) julgamento sobre eleição para governador do Rio

Corte está dividida entre votação direta ou indireta; placar está 1 a 1 entre os relatores

Corte está dividida entre votação direta ou indireta; placar está 1 a 1 entre os relatores (Foto: Antonio Augusto/STF)

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quinta-feira (09), às 14h, o julgamento que definirá como será escolhida a nova chefia do governo do Rio de Janeiro. A análise foi interrompida na quarta-feira (8) com empate em 1 a 1 entre os relatores, mantendo em aberto se a eleição será direta, com voto popular, ou indireta, pela Assembleia Legislativa.

O ministro Cristiano Zanin votou pela realização de eleição direta, ao considerar que a saída do ex-governador Cláudio Castro está vinculada à cassação determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já o ministro Luiz Fux defendeu o modelo indireto, com escolha feita pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

Durante o debate, também foi levantada a possibilidade de manter o atual governador interino, o desembargador Ricardo Couto, até a eleição regular de outubro, evitando a realização de dois pleitos em curto intervalo.

Entenda o impasse

A crise política que levou o caso ao STF começou em 23 de março, quando Cláudio Castro renunciou ao cargo na véspera da retomada do julgamento no TSE, que acabou cassando seu mandato e declarando sua inelegibilidade por oito anos. O estado já estava sem vice-governador desde maio de 2025, após a saída de Thiago Pampolha para o Tribunal de Contas do Estado. Além disso, o então presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, também não pôde assumir, aprofundando o cenário de instabilidade. Com isso, o comando do Executivo estadual ficou provisoriamente com o presidente do Tribunal de Justiça do Rio.

FacebookWhatsAppTelegramXThreads