Foi iniciada em Búzios as obras da nova rede separativa de esgoto no bairro Cem Braças. A intervenção, que será feita em 19 ruas até o fim do ano, começou pela Rua Casuarina e agora avança para a Rua Brasil, onde serão implantados mais de 200 metros de tubulação. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a concessionária Prolagos e a Prefeitura da cidade.
O novo sistema tem como principal objetivo separar o esgoto doméstico da água da chuva, o que deve melhorar significativamente o escoamento e reduzir os recorrentes alagamentos na região. “Esse tipo de rede é um avanço importante. Com ela, o esgoto será coletado por uma tubulação específica, enquanto a drenagem pluvial passará a funcionar de forma independente”, explica Marcos Vinicius Araújo, gerente de Engenharia da Prolagos.
A expectativa é de que 274 imóveis estejam conectados ao novo sistema ao final da obra. Serão quase cinco quilômetros de rede implantados, com 126 poços de visita, estruturas que permitem acesso subterrâneo para manutenção e inspeção das tubulações.
Antes do início das intervenções, equipes da concessionária e da Prefeitura se reuniram com moradores na Praça José Paraíba para apresentar o cronograma e esclarecer dúvidas. Foram detalhados pontos como o fechamento temporário de ruas e os cuidados necessários para conectar os imóveis à nova rede. Para quem vive no bairro, a obra representa uma mudança aguardada há décadas. “Moro em Cem Braças há mais de 30 anos. Essa obra vai ajudar muito o nosso bairro”, comemorou o empresário Sandro Nascimento.
Durante a execução dos serviços, cada rua será interditada entre 7h30 e 18h.


