Após ser aprovado por unanimidade em primeiro e segundo turno, o Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) dos servidores municipais de Búzios foi sancionado na manhã desta quinta-feira (1). A legalização do documento encerra mais de 20 anos de espera dos servidores.
Resultado de um processo de diálogo estabelecido entre a prefeitura e a Comissão de Valorização do Servidor, o plano, que levou dois anos para ser finalizado, vai impulsionar a carreira de 60% dos servidores municipais de Búzios e deverá entrar em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025.
Com a implementação, a categoria ganha acesso a uma série de benefícios, como: estruturação da base salarial, garantia de reajuste anual e progressão de carreira, de acordo com formação profissional e tempo de serviço. A lei complementar deve ser revisada a cada 2 anos.
Durante a assinatura, o prefeito de Búzios, Alexandre Martins, afirmou ter orgulho de ser a pessoa a sancionar o plano.

“Tenho o maior orgulho de sancionar este plano. Para mim, é como se estivesse fazendo isso para minha mãe, que é servidora pública aposentada. Se eu não tivesse feito nada como prefeito, nem uma obra, e tivesse feito apenas isso, eu já estaria realizado como homem.”, disse.
Na ocasião, estavam presentes os servidores membros da Comissão, que também assinaram a sanção do PCCR, e representantes do sindicato dos servidores de Búzios.

Flávio Neves, presidente do sindicato dos servidores de Búzios, agradeceu a todos que participaram da criação do documento e disse esperar que o plano se cumpra nos próximos anos.
“É um momento histórico. Agradecemos ao Executivo por ter convidado toda a comissão para assinar o plano. Esperamos que o próximo gestor, se o atual for reeleito, cumpra o plano na íntegra.”, declarou o servidor.
O portal Fonte Certa acompanhou toda a trajetória da aprovação do PCCR nas matérias “Servidores de Búzios se unem em manifestação pela aprovação do PCCR nesta quinta-feira (4)”, “Votação do PCCR de Búzios acontece nesta terça-feira (9)”, “PCCR de Búzios entra em vigor em 2025” e “PCCR dos servidores municipais é aprovado por unanimidade em Búzios nesta terça-feira (16)” . Confira como foi todo o processo.