Vai até sexta-feira (16) o mutirão social com diversos serviços de autoestima e cursos profissionalizantes através do projeto “Empoderadas” no bairro Porto Belo, em Búzios. A ação, que iniciou nesta segunda-feira (12), é um programa do Governo do Estado e oferece oficinas de artesanato, trancista e outros serviços de beleza. As inscrições no programa devem ser realizada através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdPmdOW8QXe3XILdMRgwMgivomdDxBeQHjW2ej5vobK_lBMcQ/viewform.

A coordenadora e idealizadora do programa, Érica Paes, fala sobre o início do programa na Região dos Lagos, e reforça a necessidade de atividades como essa, principalmente no Agosto Lilás, mês de conscientização e combate à violência contra mulher.

“Os números de violência contra mulher estão caindo na Região dos Lagos, isso se deve por uma política pública efetiva do Governo do Estado. Mas principalmente no Agosto Lilás e aniversário da Lei Maria da Penha, que completa 18 anos. Quando inauguramos o primeiro polo em Búzios, em março de 2022, não imaginávamos que já teríamos formado mais de 100 alunas até hoje”, disse Érica.

Programa Empoderadas

O Programa Empoderadas foi desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos em 2019 como uma das iniciativas do Programa Estadual de Enfrentamento ao Feminicídio no Estado do Rio de Janeiro e busca cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU promovendo a igualdade de gênero.

Com 63 polos em diferentes regiões do estado do Rio, o Empoderadas oferece uma rede de apoio multidisciplinar, gratuita, voltada à prevenção e ao enfrentamento à violência contra a mulher. As atividades incluem aulas técnicas para leitura corporal e desvencilhamento, realizadas em tatames e com a instrução de professoras especialistas; assistência e acolhimento nas áreas jurídica, social e psicológica; além de cursos profissionalizantes que possibilitam o empreendedorismo para sua autonomia, e com isso, romper o ciclo de violência.

Lei Maria da Penha e Agosto Lilás

Agosto é um mês inteiramente voltado à conscientização e combate à violência doméstica. A Lei Maria da Penha completa 18 anos em 2024, e tem sido instrumento crucial para garantir proteção e apoio às mulheres vítimas de violência. Ao longo deste tempo, essa Lei proporcionou ações de segurança, como o afastamento do agressor, medidas protetivas de urgência e atendimento especializado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *