O ordenamento de Cabo Frio não para. Na manhã desta sexta-feira (14), o prefeito Dr. Serginho encaminhou à Câmara Municipal um projeto de lei que prevê a proibição do “grau de motos” e a alteração do escapamento de moticicletas para equipamentos que excedam o nível de ruído permitido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Além de burlar o regulamento do órgão ambiental, as duas práticas são consideradas infrações gravíssimas pelo Código de Trânsito Brasileiro.
Segundo o prefeito, a medida tem o objetivo de garantir que a prática de empinar a moto no trânsito e a venda e instalação de canos de descarga fora das normas sejam proibidas. A fiscalização ficará a cargo da Polícia Militar, Guarda Municipal, Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Fazenda.
“Muitas pessoas que gostam de ficar estourando o motor, fazendo barulho com cano de descarga, não entenderam ainda que a gente quer estabelecer a ordem na cidade. Então, esse projeto de lei, a gente caminha para a Câmara de Vereadores para proibir, a partir de agora, a comercialização desse tipo de equipamento instalado nas motos, fora das normas do CONAMA. A nossa luta pelo ordenamento de cargo frio está apenas começando”, declarou Serginho.
O projeto de lei deverá ser discutido na Câmara Municipal, que também precisa aprová-lo para que se torne uma lei do município.
Entenda o que é “Grau” e “Cortar o Giro”
“Grau” é a manobra de empinar a roda da frente da moto, enquanto “cortar o giro” é o ato de provocar a explosão do escapamento.
A prática do grau pode causar acidentes graves no trânsito e, por isso, é crime. Já a substituição do escapamento não é proibida, desde que mantidas as características originais do equipamento em relação às emissões de ruídos e poluentes.


