A Prefeitura de Cabo Frio promove, nesta quinta-feira (7), às 9h, a cerimônia de hasteamento da Bandeira Azul na Praia do Peró. Pelo sexto ano consecutivo, o local está entre as 31 praias e 11 marinas brasileiras certificadas
Entre os critérios avaliados pelo selo estão a qualidade da água, gestão ambiental, segurança e serviços oferecidos. Além disso, o interesse da comunidade local, turismo sustentável e educação ambiental são outros fatores.
Para os próximos anos, a Prefeitura já inscreveu para o programa a Praia do Foguete e Pontal do Peró. Ambas estão na fase piloto, que pode durar até dois anos.
Segundo a secretária de Meio Ambiente e Saneamento, Rosalice Fernandes, o município de Cabo Frio está preocupado com questões ambientais. Reforçando, dessa forma, seu compromisso na preservação do ambiente para manter a certificação.
“A concessão da Bandeira Azul confirma o esforço contínuo de manter padrões elevados de qualidade e gestão ambiental nas praias. Estamos sempre promovendo a preservação do ecossistema marinho e proporcionando uma experiência segura e agradável para moradores e diversos turistas que recebemos em nossas praias anualmente”, afirmou.
Segundo a coordenadora do projeto Bandeira Azul em Cabo Frio, Luísa Reith, a partir do ano que vem, será instalado um núcleo Bandeira Azul de educação ambiental na Escola Municipal Evaldo Salles.
“Um dos projetos que pretendemos realizar com os alunos da escola Evaldo Salles é a recuperação das áreas de restinga das dunas do Peró, principalmente ali no entorno da orla”, afirmou.
Sobre a questão da mobilidade e acessibilidade, Luísa reitera o compromisso da prefeitura em garantir acesso para pessoas com mobilidade reduzida. A parceria está em fase orçamentária e conta com apoio da secretaria de Mobilidade Urbana e superintendência da Pessoa com Deficiência. O objetivo é instalar uma esteira que vai facilitar o acesso à praia.