Um grupo de ambulantes e donos de barracas da Praia do Forte, em Cabo Frio, fizeram uma manifestação pacífica na faixa de areia, na manhã deste domingo (26), para pedir que a Prefeitura libere as atividades no local.
Apesar de um decreto municipal impedir a permanência na praia para atividades recreativas, muitos banhistas desobedecem a determinação neste fim de semana. Os trabalhadores argumentam que todas as atividades econômicas já foram liberadas no município, exceto o comércio nas praias.
Os manifestantes, que usavam máscaras e tentavam manter o distanciamento, fizeram ainda um ato religioso no local. Segundo os líderes do movimento, muitos trabalhadores passam necessidades financeiras, sem qualquer amparo das autoridades, nem auxílio emergencial do Governo Federal.
A Associação Comercial emitiu um comunicado para pressionar a Prefeitura a liberar as atividades nas praias.
“Prezado Prefeito Adriano Moreno, os ambulantes de nossa cidade estão, nesse momento, organizando uma manifestação de forma pacífica, na orla da Praia do Forte. Precisam de atenção urgente por parte do poder público. A situação deles é insustentável se pararmos e analisarmos. Vejo, nesse momento, as areias da Praia do Forte tomadas por pessoas e isso deve deixar os ambulantes desesperados por não poderem atuar, já que não está tendo o controle das areias e todos estão curtindo, tranquilamente, instalados com guarda sol.
Como presidente do CCS (Conselho Comunitário de Segurança Pública), área 25° BPM Cabo Frio, solicito o devido respeito a essa classe e a total atenção a esse povo que está sofrendo com suas famílias”, diz o texto da presidenta da entidade, Patrícia Cardinot.
A Prefeitura ainda não se manifestou sobre o pedido dos trabalhadores.