Estação de Tratamento de Esgoto da Prolagos, em São Pedro da Aldeia, recebe visita de crianças com alto desempenho educacional

Com apenas 10 anos, Helena Alves, moradora da comunidade de Lins de Vasconcelos, no Rio de Janeiro, já sabe o que quer para o futuro: ser engenheira civil. Uma das alunas acompanhadas pelo Instituto Apontar, uma organização não governamental (ONG) que busca jovens com alto desempenho educacional em escolas públicas, nesta semana a jovem teve a oportunidade de aprender mais sobre a área que pretende seguir quando conheceu as obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto, em São Pedro da Aldeia.

Realizada pela Prolagos e a Carioca Engenharia, empresa responsável pela construção da unidade, a visita teve o objetivo de complementar as atividades da ONG, que hoje ajuda pequenos talentos a desenvolverem ainda mais suas habilidades atendendo às suas necessidades especiais.

A visita contou com a presença de estudantes entre 8 e 10 anos e os pais das crianças, que assistiram a uma apresentação virtual do novo espaço e puderam ver de perto as novas unidades operacionais de tratamento de esgoto. O objetivo foi mostrar a complexidade da obra e apresentar os desafios da engenharia nesta construção. Para Rômulo Nunes, gerente de projetos do Instituto Apontar, ter experiências na prática com as diversas áreas do conhecimento é um incentivo para a construção do futuro dos jovens.

“Nossas crianças possuem traços de alta habilidades das escolas públicas do Rio de Janeiro, que vieram conhecer esse espaço. Alguns querem ser engenheiro. Eles têm vários sonhos para o futuro, e esses sonhos ajudam a se transformar em metas quando conhecemos a realidade”, explica Rômulo.

Para a pequena Helena, o momento abriu caminhos e possibilidades.

“Está sendo muito legal, uma experiência única, pois eu posso aprender várias coisas. Muitas coisas que eu não sabia, eu estou aprendendo aqui hoje e isso é muito importante porque eu quero ser engenheira civil quando crescer”, conta Helena.

Foto: Divulgação/ Prolagos

Ver o conhecimento sendo realizado na prática é crucial para a aprendizagem das crianças, explica Vanessa Alves, mãe de Helena.

“Antes, nós só víamos o tratamento do esgoto pelos livros, agora tivemos a oportunidade de conhecer de perto o processo. Essa imersão para as crianças será fundamental para a vida acadêmica delas”, comenta Vanessa.

Obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto de São Pedro da Aldeia

Com aumento da capacidade média de 120 litros por segundo para 180 litros por segundo de esgoto tratado, a obra de ampliação da estação da Prolagos, em São Pedro da Aldeia, está prestes a ser finalizada. Estão sendo construídos dois decantadores, responsáveis pela remoção dos resíduos sólidos em suspensão presente no esgoto; uma unidade de adensamento, que irá ajudar a reduzir o lodo proveniente do tratamento; um tanque biológico, que realizará a degradação da matéria orgânica, e um canal de desinfecção ultravioleta.

Foto: Divulgação/ Prolagos

A obra possui grande complexidade e traz diversos benefícios para o município de São Pedro da Aldeia, comenta Marcos Araújo, gerente de Engenharia da Prolagos.

“Essa ampliação está sendo um grande desafio da engenharia, pois estamos ampliando 15 mil metros quadrados de construção, além de fazer, também, a implantação na estação existente. Além de gerar melhorias para a população quanto ao saneamento, a obra também está promovendo a geração de emprego”, explica Marcos.