Primeiro Fórum sobre a Violência Doméstica e Crimes Contra a Mulher é realizado em Iguaba Grande

Foram abordadas ideias para serem implementadas no combate diário aos crimes de feminicídio

0
112
Foram abordadas ideias para serem implementadas no combate diário aos crimes de feminicídio. Foto: Divulgação/ Internet

A cidade de Iguaba Grande sediou o 1º Fórum de Debate Sobre a Violência Doméstica e Crimes Contra a Mulher, na última quarta-feira (29). O fórum foi uma iniciativa do Conselho Comunitário de Segurança (CCS) da cidade e reuniu os conselhos de Araruama, São Pedro e Saquarema, além dos representantes da Guarda Municipal, Polícias Militar e Civil, alunos do Colégio Estadual Doutor Francisco de Paula Paranhos e sociedade civil.

Dentro da temática, foram abordadas ideias para serem implementadas no combate diário aos crimes de feminicídio, formas de trazer atenção a realidade dos casos de violência doméstica e criação de uma casa de amparo às mulheres vítimas de violência na Região dos Lagos.

A primeira edição do fórum contou com seis palestras, entre elas a do policial militar e Coordenador do Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, responsável pelos Conselhos Comunitários, Capitão Gustavo Matheus; a advogada criminalista, conselheira da OAB/RJ, coordenadora da ESA/RJ em assuntos de violência doméstica e crimes contra a mulher, Letícia Delmindo e da enfermeira, especialista em políticas públicas, professora em práticas clínicas e gestão pública de Saúde da Universidade de Nova Iguaçu, Karen Valladares.

“A união em torno do debate se tornou necessária, pois a integração dos conselhos tem identificando as dificuldades de cada município e propondo melhorias. O desafio é grande, diante do silêncio ao qual essas mulheres se submetem por medo a nova realidade, elas precisam saber que não estão sozinhas e que serão acolhidas pelo poder Público.” Disse a presidente do CCS de Iguaba Grande, Zane Machado.

Os secretários de Planejamento e Gestão e Assistência Social, Trabalho e Renda, Eron Bezerra e Claudia Souza, respectivamente, o subsecretário de Segurança e Ordem Pública Jorge Escada, os vereadores Luciano Silva e Alan Rodrigues, a delegada da 129º DP de Iguaba Grande, Janaina Peregrino, o Comandante da 7ª Cia da Polícia Militar, Tenente Nascimento e o presidente da OAB Iguaba Grande, Diego Moraes foram outras autoridades presentes.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here