Início Araruama Rio já tem sete casos de sarampo confirmados

Rio já tem sete casos de sarampo confirmados

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, cinco casos são na cidade do Rio e dois em Duque de Caxias. Confirmações acedem o alerta para a baixa procura de vacinas no combate à doenças

-

A Secretaria Estadual de Saúde divulgou a confirmação de sete casos de sarampo no Estado do Rio de Janeiro, sendo cinco na cidade do Rio e dois em Duque de Caxias. Todos os episódios têm ligação com a Faculdade de Direito da UFRJ. Segundo o governo, uma ação de bloqueio da doença já foi realizada na universidade.

Atualmente, há surtos da doença em Roraima e no Amazonas. E há casos confirmados em outros três estados: São Paulo, Rio Grande do Sul e Rondônia. Casos acedem o alerta para a baixa procura de vacinas no combate à doenças.

A proteção contra o sarampo faz parte das vacinas Tríplice Viral e Tetra Viral, disponíveis conforme calendário de vacinação do Ministério da Saúde para crianças entre 12 e 15 meses. A cobertura vacinal contra a doença para crianças de um ano no estado é de 95%, segundo o Estado.

Devem ser vacinadas as crianças de até um ano e adultos de até 49 anos que não tenham sido imunizados. Aqueles que tomaram as duas doses da vacina não precisam tomar nova dose.

A doença, transmitida por vírus, provoca manchas vermelhas no corpo, febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e pontos brancos na mucosa bucal. O sarampo já foi uma das principais causas de mortalidade infantil no país e pode deixar sequelas neurológicas.

- Advertisment -

Mais lidas

'Pedal Outubro Rosa' acontece nesta quinta em Cabo Frio

‘Pedal Outubro Rosa’ acontece nesta quinta em Cabo Frio

Evento tem objetivo de somar com a campanha contra o câncer e de conscientizar sobre a importância da bicicleta