Voluntários atuam em parceria com a Prefeitura de Cabo Frio em ações realizadas no município

Projetos que recebem o apoio de cidadãos englobam ações de jardinagem, poio à comunidade LGBTI+ e Assistência Social, entre outros

0
84
Projetos que recebem o apoio de cidadãos englobam ações de jardinagem, poio à comunidade LGBTI+ e Assistência Social, entre outros. Foto: Divulgação/ Prefeitura de Cabo Frio

A participação de cidadãos voluntários tem sido fundamental para a realização de diversos projetos apoiados pela Prefeitura de Cabo Frio. É o caso de ações como jardinagem, apoio à comunidade LGBTI+ e trabalho de ressocialização na Assistência Social, entre outros.

Uma das voluntárias, Izabel Grubel, chegou na cidade há oito anos e viu que alguns locais estavam precisando de mais cobertura vegetal. Izabel contribui com a jardinagem na Praça Porto Rocha e no entorno.

“Meu sonho é expandir esse trabalho em todos os cantos da cidade”, afirma Izabel.

No mês passado, a Prefeitura de Cabo Frio iniciou o processo de revitalização do coreto da Praça Porto Rocha. As equipes realizaram trabalhos de pintura, limpeza e troca de madeiras. Pessoas em situação de rua que frequentam o local receberam o atendimento social da Prefeitura. Os jardins no entorno da estrutura também receberam manutenção por parte da Secretaria de Meio Ambiente, em conjunto com o trabalho voluntário realizado no local.

Outro setor que conta com o apoio de voluntários é a Superintendência de Políticas LGBTI+. Eles colaboram com as abordagens, os acolhimentos e a elaboração de políticas públicas.

“É muito bacana a existência de um setor para auxiliar as pessoas da comunidade LGBTI+. Me sinto feliz e grata por ter a oportunidade de fazer parte da vida das pessoas, e fico animada em poder colaborar”, conta Beatriz Hartmann, que é voluntária no setor.

“Acredito muito na união das pessoas. É muito bom ver a prefeitura utilizando dessa estrutura para ajudar a comunidade”, completa Beatriz.

O estágio também pode ser uma das formas de atuar de maneira voluntária. A estudante universitária Thaís Ramão, que estuda Psicologia, conta que a experiência vem colaborando para a formação profissional.

“Esse trabalho trouxe oportunidade para ganhar conhecimento e bagagem profissional. Eu sentia muita dificuldade de conseguir um lugar para fazer o estágio. Muitas pessoas não aceitam, elas têm medo do estagiário. Foi então que a Prefeitura abriu essa possibilidade”, conta ela.

Desde agosto, a Prefeitura de Cabo Frio abriu inscrições para o Programa de Voluntários. Os interessados podem se candidatar para atuar em ações da assistência social, cultura, esporte e lazer, entre outras. Basta procurar a Secretaria de Governo, na sede da Prefeitura, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou fazer a inscrição pelo e-mail [email protected]

Na administração pública de Cabo Frio a atuação voluntária é regulamentada pela Lei Nº 3.284, de 14 de junho de 2021, que também visa atender pessoas sem vínculo em instituições de Ensino Superior ou Técnico, e estudantes universitários fora do período de estágio obrigatório.

“É importante ter uma rede de voluntariado cadastrada no município. O interessado será encaminhado para a atuar na área do interesse dele, cumprindo as atribuições bem específicas de cada setor. Um exemplo é propor projetos na Assistência Social para pessoas em situação de rua; outro é contribuir com ações de enfrentamento ao trabalho infantil ou com as políticas públicas LGBTQI+, entre outras”, afirma o secretário de Governo Davi Souza.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here