Renovação automática da CNH começa a valer no Detran RJ

Mudança dispensa filas e taxas para bons condutores, mas exige atenção ao aplicativo

Os motoristas do Rio de Janeiro já começaram a sentir os efeitos na hora de renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Desde a última sexta-feira (9), o Detran RJ passou a integrar o novo sistema nacional de renovação automática da CNH, medida aprovada pelo Governo Federal com foco em premiar os chamados “bons condutores”.

Na prática, a renovação está sendo feita de forma totalmente digital, automática e gratuita, desde que o motorista cumpra alguns critérios. A atualização aparece diretamente no aplicativo CNH do Brasil, sem necessidade de comparecer a postos do Detran, pagar taxas ou realizar exame médico presencial.

Fonte-whatsapp

Tem direito à renovação automática os condutores que:

Não cometeram infrações de trânsito nos 12 meses anteriores ao vencimento da CNH;
Estão inscritos no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC);
Não possuem pendências com órgãos de trânsito;
Apresentam perfil médico compatível, sem restrições que reduzam o prazo de validade da CNH.

A medida também vale para a troca da Permissão Para Dirigir (PPD) pela CNH definitiva, desde que o motorista tenha completado os 12 meses sem infrações graves, gravíssimas ou reincidência em infrações médias.

Mesmo quem já agendou atendimento ou pagou o Duda deve, obrigatoriamente, consultar o aplicativo CNH do Brasil antes de se deslocar a uma unidade do Detran RJ. Caso a carteira já tenha sido renovada automaticamente, o atendimento presencial não será realizado.

O próprio Detran alerta que essa consulta simples pode evitar deslocamentos desnecessários e até prejuízo financeiro. Se a taxa já tiver sido paga, o cidadão poderá solicitar a devolução do valor.

CNH física ainda não está disponível

Nos casos em que a CNH for renovada automaticamente, a versão digital passa a valer imediatamente. Já quem desejar a carteira física precisará aguardar a conclusão das adequações nos sistemas do Detran RJ para, então, solicitar a segunda via — serviço que será pago. O órgão informará quando essa opção estiver disponível.

Se a CNH não aparecer como renovada no aplicativo, o motorista deve seguir o procedimento tradicional: agendamento pelo site do Detran RJ, pagamento do Duda e realização de exame médico.

Medida nacional e incentivo ao bom condutor

O anúncio do primeiro lote de CNHs renovadas automaticamente foi feito pelo Ministério dos Transportes, com base em uma medida provisória publicada em dezembro de 2025. Segundo o ministro Renan Filho, a proposta inverte a lógica histórica do sistema de trânsito no país. A ideia, segundo ele, é reduzir burocracia, custos e deslocamentos para quem cumpre as regras, estimulando um comportamento mais responsável no trânsito. Motoristas beneficiados recebem, inclusive, uma mensagem de reconhecimento pelo celular, com um selo de bom condutor.

Quem fica de fora

Condutores com 70 anos ou mais;
Motoristas a partir de 50 anos, que poderão receber o benefício apenas uma única vez;
Pessoas com CNH de validade reduzida por recomendação médica, em casos de doenças progressivas ou condições que exigem acompanhamento constante.

O cadastro no RNPC pode ser feito pelo aplicativo da CNH ou pelo Portal de Serviços da Senatran.

FacebookWhatsAppTelegramXThreads