Nesta terça-feira, 2 de Abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), para a conscientização da população sobre o autismo.
Em São Pedro da Aldeia é realizada uma atividade na Praça da Matriz, no Centro, com objetivo de informar o público sobre o que é o transtorno e como lidar com ele. A programação conta com orientações sobre o autismo, palestra com psicólogo Fábio Coelho, atividades recreativas e animação cultural para as crianças.
A Coordenação de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação também irá participar do evento prestando orientações gerais sobre o transtorno, e sobre matrículas de crianças com Autismo em unidades escolares.
Já em Cabo Frio, foi realizada uma caminhada de conscientização na manhã desta terça-feira, promovida pela APAE polo Tamoios, no segundo distrito. E nesta quarta-feira (03), irá acontecer um Ciclo de Palestras sobre o Autismo, na APAE, polo de Cabo Frio. O evento será realizado a partir das 10h.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) desencadeia síndromes do desenvolvimento neurológico, que são manifestadas por características como a dificuldade de se comunicar e socializar, e comportamento restrito e repetitivo.
A presidente do Instituto de Amparo ao Autista Mãos Unidas, Dayse Cunha, comenta sobre as dificuldades de aceitação de pessoas com o transtorno.
“Existem milhões de pessoas que ainda não foram diagnosticadas, e a falta de conhecimento é grande dentro da sociedade. A capacitação é de grande importância. Quero lembrar que o Autismo não é contagioso, e sim uma síndrome. Precisamos transmitir mais informações, eles precisam de amor, respeito e humanização. A rejeição ainda é muito grande, a gente vê os pais excluindo os filhos, quando na verdade eles precisam ser inclusos, precisam participar do coletivo”, relata a presidente da primeira ONG para autistas da região.