Na sessão ordinária da Câmara Municipal de São Pedro da Aldeia, realizada nesta terça-feira (17), o vereador Isaias do Escolar, único representante da oposição na Casa, usou a tribuna para apresentar seu pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). A proposta tem como objetivo investigar irregularidades relacionadas ao aluguel de um imóvel que pertencia ao prefeito Fábio do Pastel e foi posteriormente vendido à empresa JS Empreendimentos Imobiliários Ltda. Para a abertura da comissão, é necessário mais duas assinaturas dos seus colegas vereadores, mas a sessão terminou sem um desfecho claro.
Durante seu pronunciamento, Isaias do Escolar leu uma carta aberta na qual defendia a necessidade de uma investigação profunda sobre o caso. “Se foi feito tudo legal, é importante que nós vereadores nos coloquemos a favor da população. Afinal de contas, é dinheiro público. Enquanto isso, a população aguarda meses por um exame”, afirmou o vereador. A votação do requerimento foi adiada, ficando agendada para a próxima quinta-feira, 19 de agosto, às 11 horas.
O caso ganhou amplo destaque após o Portal Fonte Certa trazer a tona uma uma denúncia com mais de 50 páginas protocolada por Isaias do Escolar na 2ª Vara da Comarca de São Pedro da Aldeia. A denúncia relata a venda de um imóvel pelo prefeito Fábio do Pastel à empresa JS Empreendimentos Imobiliários Ltda. por R$ 305 mil, em maio de 2021. O imóvel, localizado no Centro da cidade, foi alugado pela Prefeitura poucos meses depois, mesmo com o prefeito ainda sendo credor da empresa. A transação levantou suspeitas de improbidade administrativa, uma vez que o aluguel mensal foi fixado em R$ 5 mil, valor considerado 300% acima do mercado local. Com isso, a justiça intimou o prefeito Fábio do Pastel e a secretária de saúde a se explicarem.
Enquanto isso a situação segue envolta em mistério, já que a sessão da Câmara não teve um desfecho concreto sobre o requerimento da CPI, deixando a população em suspense quanto aos próximos passos.