No Dia Municipal do Samba em Cabo Frio, comemorado nesta terça-feira, 14 de novembro, as atividades sambistas foram retomadas com a realização da “Explosão do Samba”. O evento, que celebra o retorno das escolas de samba, apresenta as propostas para o Carnaval 2024 e inclui a lavagem dos galpões na Morada do Samba. Oito escolas de samba filiadas à Liga das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos participaram do momento, apresentando seus enredos para abrilhantar os desfiles carnavalescos do próximo ano.
O apoio da Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, destaca o compromisso do município em apoiar e fortalecer as tradições culturais. O evento começou às 11h com um ato simbólico de purificação do espaço dos galpões, localizados na Morada do Samba. A lavagem dos galpões contou com o apoio da Comsercaf, da prefeita Magdala Furtado e membros da Liga das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos.
A lavagem dos galpões é um ato de comemoração pelo Dia Municipal do Samba, instituído pela Lei n.º 726/87. As celebrações se estendem ao longo do dia, destacando a importância cultural do samba na identidade do município. A retomada dos galpões pela entidade, fundada em 2001, tem um significado especial para as oito escolas que a Liga representa. Desde 2015 sem desfiles, o retorno das atividades sambistas representa um novo capítulo na história do Carnaval de Cabo Frio.
A prefeita Magdala Furtado, que recebeu a proposta da Liga para a realização dos desfiles, afirmou que está disposta a ajudar na retomada das atividades culturais.
“É um momento de união e de resgate do carnaval, do samba em nossa cidade, algo que está planejado para 2024. Vamos unir forças para fazer deste evento algo extraordinário”, afirma.
A Morada do Samba fica localizada na Praia do Siqueira. O evento teve como objetivo resgatar diversas atividades sambistas como: retorno dos desfiles das escolas de samba, apresentação de projetos do samba raiz, sambas enredos para 2024 das oito escolas e muito mais.