Câmara de Cabo Frio rejeita parecer do TCE e aprova contas de 2019 de Dr. Adriano

Os vereadores da Câmara de Cabo Frio derrubaram o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) e aprovaram, nesta terça-feira (28), as contas referentes ao ano de 2019 da Prefeitura, sob a gestão de Dr. Adriano.

Antes dos parlamentares votarem de maneira secreta, o ex-prefeito fez uma explanação no plenário. O resultado do escrutínio foi de 14 votos a 2 contra o parecer da própria Comissão de Finanças, Orçamento e Alienação da Casa Legislativa.

No documento assinado pela Comissão da Câmara cabo-friense, os vereadores haviam acompanhado o TCE e reconhecido “a existência de prejuízo ao município e seus munícipes, justificando a necessidade de uma posição contundente por parte do Legislativo”.

Em outubro, a Câmara Municipal realizou uma audiência pública sobre a prestação de contas do Poder Executivo do exercício de 2019. Na ocasião, o encontro foi conduzido por Josias da Swell (PL), presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Alienação.

‌Expectativas se voltam para as contas de 2018

Com as contas de 2019 aprovadas, as expectativas se direcionam, agora, para
a prestação de contas do Poder Executivo do exercício de 2018. Naquele ano, a Prefeitura esteve sob o comando de Marquinho Mendes, Aquiles Barreto e Dr. Adriano.

O Tribunal de Contas deu um parecer prévio contrário às contas de Marquinho (1º de janeiro a 9 de maio); favorável às contas de Aquiles (10 de maio a 16 de julho); e favorável às de Dr. Adriano (17 de julho a 31 de dezembro).

A Comissão de Finanças, Orçamento e Alienação da Câmara realizou, no dia 17 de novembro, a audiência pública sobre o assunto.

Estiveram presentes os vereadores Alexandre da Colônia (SD), Douglas Felizardo (Avante), Davi Souza (PDT), Léo Mendes (DC), Luís Geraldo (REP), Ruy França (CID) e Thiago Vasconcelos (Avante). O ex-prefeito Aquiles Barreto também participou da audiência pública, enquanto o ex-prefeito Dr. Adriano enviou um assessor jurídico.

Sobre a previsão para a votação das contas de 2018, a assessoria da Câmara de Cabo Frio declarou que a matéria está na Comissão de Finanças e Orçamento. À reportagem, Josias da Swell declarou que ainda não recebeu todas as defesas sobre as contas.