Os profissionais da educação de Cabo Frio iniciam uma greve por tempo indeterminado a partir desta quinta-feira (25), em protesto contra a terceirização da merenda escolar. Um dos pontos centrais da manifestação é o aumento expressivo nos custos da alimentação escolar, que subiram de R$ 8 milhões para quase R$ 50 milhões, conforme a ata de registro de preços assinado pela secretário municipal de educação, Rogério Jorge da Silva.
A paralisação, organizada pelo Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe) – Núcleo Lagos, que inclui as cidades de Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio, reflete o descontentamento com a falta de diálogo e transparência em torno do processo. “Essa terceirização está sendo feita de forma completamente obscura. Estamos estarrecidos com o aumento que isso trará às despesas”, afirma Denise Alvarenga, coordenadora do Sepe Lagos, ressaltando que nenhuma instância de defesa foi consultada.
O Conselho de Alimentação Escolar (CAE) também manifestou oposição à medida, alertando para a falta de transparência no processo, o que compromete a fiscalização pela sociedade civil e coloca em risco a qualidade da alimentação oferecida aos alunos.
O Sepe Lagos organizou um ato público para às 8h da manhã em frente à Prefeitura de Cabo Frio. Após a concentração, os manifestantes seguirão até a Câmara Municipal, onde pretendem cobrar uma posição dos vereadores sobre o tema.
Em nota, a Prefeitura de Cabo Frio informou que já foi realizada uma reunião com os diretores das escolas municipais e com a coordenadora de nutrição, Fernanda Tofano Cabelino. Durante o encontro, foi esclarecido que a atual rotina de fornecimento de almoço para os funcionários será mantida, ao contrário do que foi divulgado nas redes sociais por uma escola. A nota também destacou que Fernanda afirmou que cada equipe diretiva está ciente da realidade de sua unidade e que, durante o período de transição para a terceirização da merenda, essa prática será preservada. Após esse período, cada caso será avaliado individualmente pela equipe escolar.