Júri Internacional renova a Bandeira Azul do Peró e certifica praias de Iguaba Grande e São Pedro

A Praia do Peró, em Cabo Frio, vai hastear a Bandeira Azul (selo internacional de qualidade ambiental) pelo sexto ano consecutivo. E as praias de Ubás, em Iguaba Grande e das Pedras de Sapiatiba, em São Pedro, para a primeira temporada. O júri internacional do programa aprovou, ao todo, 31 praias e 11 marinas, que as tornam aptas a receber a certificação Bandeira Azul na temporada 2023/2024.

No total, 42 locais receberão as bandeiras na cerimônia de entrega nacional, que ocorre no dia 27 de outubro, em evento presencial na Tedesco Marina, em Balneário Camboriú/SC. Neste ano, a temporada Bandeira Azul Brasil inicia no primeiro dia de novembro.

A cidade de Búzios também renovou o certificado da praia do Forno e certificou a praia de Azeda Azedinha para a primeira temporada, sendo a única cidade da Região dos Lagos com duas praias aprovadas pelo Júri Internacional.

Pioneira na conquista da Bandeira Azul no interior fluminense, a Praia do Peró tem 7,2 quilômetros de extensão e águas cristalinas. Os Amigos do Peró, que defendem a preservação da praia, lutaram pela conquista do selo e desde então contam com o apoio da Prefeitura de Cabo Frio, através da Secretaria do Meio Ambiente.

“A comunidade do Peró assumiu um compromisso de pertencimento com a Bandeira Azul e a preservação da restinga que vai da Praia das Conchas ao Pontal, um cenário maravilhoso na Costa do Sol”, disse a secretária de Meio Ambiente de Cabo Frio, Rosalice Fernandes.

Praia dos Ubás – Iguaba Grande/RJ. Foto: Reprodução/ Internet

A conquista reflete o compromisso dos locais certificados com a excelência ambiental e o turismo sustentável. Na Lagoa de Araruama, na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro, o destaque é para a Praia de Ubás, em Iguaba Grande e a Praia das Pedras de Sapiatiba, em São Pedro da Aldeia, que se tornam as primeiras praias de lagoa de água salgada certificadas no Brasil.

O secretário de Meio Ambiente de Iguaba Grande, Vinicius Lavalle, reforçou os rigorosos critérios que a cidade teve que cumprir para chegar a esse momento. “Gostaria de externar minha felicidade por estarmos oficializando nossa conquista deste tão almejado título ecológico, ratificando todo o compromisso da gestão Vantoil Martins, em face da pauta ambiental. Foi um processo árduo, em que tivemos a necessidade de passar por um rigoroso e minucioso processo de análise de condições de diversos segmentos inerentes à concretização do prêmio, como temas referentes a segurança, acessibilidade e bem estar. Seguimos firmes e muito motivados a estar desenvolvendo e entregando cada vez mais resultados significativos e relevantes ao cenário ambiental municipal.” falou o secretário.

“O selo de qualidade da bandeira azul em praias do complexo Lagunar de Araruama, é a contestação que o trabalho de todos os setores, ao longo dos anos, contribuiu para a plena recuperação de saúde ambiental da Lagoa de Araruama. Além disso, reforça o que a ciência vem dizendo em seus dados técnicos científicos, que 82% das praias estão em boas condições e que as concessionárias estão desempenhando um bom trabalho. Então, essa certificação para o verão 2023/2024 é a confirmação do case de sucesso que é a recuperação da saúde ambiental da lagoa de Araruama, se tornando um fato incontestável”, disse o presidente do Comitê Hidrográfico Lagos São João e Coordenador de Iniciação Cientifica, Pesquisa e Extensão da Universidade Veiga de Almeida, Professor Eduardo Pimenta.

Neste ano, o Júri Internacional do Programa Bandeira Azul contou com a participação de organizações internacionais renomadas, como a FEE – Foundation for Environmental Education.

Praias certificadas (Temporadas 2023/2024)

Renovações:
● Praia do Patacho, Porto de Pedras – AL
● Praia de Paraíso, Guarajuba, Camaçari – BA
● Praia da Espera, Itacimirim, Camaçari – BA
● Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, Salvador – BA
● Praia do Cumbuco, Caucaia – CE
● Praia do Forno, Armação de Búzios – RJ
● Praia do Peró, Cabo Frio – RJ
● Praia do Sossego, Niterói – RJ
● Praia das Pedras de Itaúna, Saquarema – RJ
● Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú – SC
● Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú – SC
● Praia de Taquaras, Balneário Camboriú – SC
● Praia de Piçarras, Balneário Piçarras – SC
● Praia de Quatro Ilhas, Bombinhas – SC
● Praia de Mariscal, Bombinhas – SC
● Praia da Conceição, Bombinhas – SC
● Lagoa do Peri, Florianópolis – SC
● Praia Grande, Governador Celso Ramos – SC
● Praia do Ervino, São Francisco do Sul – SC
● Praia do Forte, São Francisco do Sul – SC
● Praia Grande, São Francisco do Sul – SC
● Praia da Saudade, São Francisco do Sul – SC
● Praia do Tombo, Guarujá – SP

Primeira temporada:
● Praia da Viração, Salvador – BA
● Praia da Azeda Azedinha, Armação de Búzios – RJ
● Praia de Ubás, Iguaba Grande – RJ
● Prainha, Rio de Janeiro – RJ
● Praia da Reserva, Rio de Janeiro – RJ
● Praia das Pedras de Sapeatiba, São Pedro da Aldeia – RJ
● Praia da Ponta do Jacques, Balneário Piçarras – SC
● Prainha de Itá, Itá – SC