Início Destaque Prefeitura e Prolagos orientam moradores de Manguinhos a conectarem imóveis à rede...

Prefeitura e Prolagos orientam moradores de Manguinhos a conectarem imóveis à rede de esgoto

Ação visa a preservação da Lagoa de Geribá e conscientizar a população sobre a necessidade de fazer a interligação no sistema

-

Com o objetivo de conscientizar a população e impedir que os imóveis lancem esgoto de forma irregular na Lagoa de Geribá, a Prolagos e a Prefeitura de Armação dos Búzios realizaram uma força-tarefa no bairro Manguinhos, nesta segunda-feira, 08 de novembro. Nas ruas do entorno da lagoa, as equipes auxiliaram os moradores a interligarem os imóveis à rede coletora implantada no ano passado e integrada ao sistema principal de esgotamento sanitário operado pela concessionária.

A Prefeitura já notificou 43 residências com ligações irregulares. A interligação na rede é de responsabilidade dos proprietários dos imóveis, que devem adequar o sistema interno, desativar a fossa domiciliar e fazer a ligação no ponto disponibilizado pela Prolagos em frente a cada casa ou comércio.

“Essa é uma ação necessária para preservar a Lagoa de Geribá. Vamos ajudar as pessoas que foram notificadas e continuar com a fiscalização, afinal, é muito importante que cada um faça a sua parte. Caso algum morador não efetue a ligação, iremos tomar as medidas cabíveis”, explica Miguel Pereira, vice-prefeito e secretário de Obras e Saneamento de Búzios.

A rede coletora está interligada ao sistema de esgoto da concessionária, levando o efluente à estação elevatória que atende a localidade e bombeando para a estação de tratamento no bairro São José, uma das mais modernas do país, que opera em nível terciário, com desinfecção por raio ultravioleta, e tem capacidade para tratar 17 milhões de litros de esgoto por dia.

“À medida com que vamos avançando com a implantação da rede separativa, cabe à população se conectar a ela. A ligação impede que o esgoto extravase nas ruas, retorne para as casas ou polua o meio ambiente. Além disso, esses investimentos refletem diretamente no desenvolvimento dos municípios, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população, valorizando os imóveis e impulsionando o crescimento econômico das cidades”, ressalta José Carlos Almeida, diretor executivo da Prolagos.

Além de Manguinhos, outros locais do balneário contam com o sistema separador absoluto, como João Fernandes, Ferradura, Praia dos Ossos, Geribá, Centro e Alto de Búzios. A cobertura de coleta de esgoto neste modelo, funciona em complemento ao tempo seco, que capta as contribuições que chegam pela rede de drenagem, fazendo parte da estrutura de esgotamento sanitário dos municípios de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, que é composta por mais de 80 elevatórias e sete estações de tratamento com capacidade para tratar 97 milhões de litros de esgoto por dia.

Rate this post
- Advertisment -

Mais lidas

Rate this post
%d blogueiros gostam disto: