fbpx
HomeCabo FrioA importância da reutilização do óleo de cozinha na Região dos Lagos

A importância da reutilização do óleo de cozinha na Região dos Lagos

O levantamento mais recente feito na Região dos Lagos em 2014 pelo ICMS Verde (mecanismo tributário) destacou Cabo Frio como a quarta cidade com maior índice de coleta de óleo do Estado do Rio de Janeiro

-

Um litro de óleo de cozinha usado e descartado indevidamente pode poluir cerca de um milhão de litros de água, volume aproximado que seria consumido por uma pessoa em 14 anos. O descarte nos ralos e pios provoca entupimento nas redes, causando extravasamentos em vias públicas e refluxo nos imóveis. Esses óleos são substâncias líquidas e viscosas que estão presentes no cotidiano de todos nós e, dependendo da sua origem, podem ser empregados na culinária para o consumo e preparo de alimentos, ou pode ter uso industrial como lubrificante ou combustível, na manutenção de peças mecânicas e para refrigeração. 

O levantamento mais recente feito na Região dos Lagos em 2014 pelo ICMS Verde (mecanismo tributário) destacou Cabo Frio como a quarta cidade com maior índice de coleta de óleo do Estado do Rio de Janeiro, arrecadando assim tributos para região. Em 2015, os municípios que passaram a garantir destinação adequada ao óleo de cozinha usado, começaram a arrecadar mais recursos do ICMS Verde. O recolhimento é revertido em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços para o município, o que aumenta as receitas e, consequentemente, os investimentos no setor do meio ambiente. O ICMS Verde é uma fonte de recurso para os municípios aplicarem em questões relacionadas ao meio ambiente. Quem tem os melhores índices, têm direito a receber esse recurso. Mas não é diretamente ligado à concessionária, por que é um serviço que foi concedido a empresa. Então a empresa privada faz os investimentos, antecipam esses investimentos que depois vão ser pagos ao longo do ano por meio da tarifa para conseguir executar outras obras que estão no contrato.

Óleo de cozinha, um mal dentro dos lares

O óleo de cozinha é um líquido usado principalmente para fritar alimentos, porém, em muitos casos, esse óleo usado em residências, bares e restaurantes acaba sendo jogado no ralo da pia ou mesmo nos vasos sanitários. Ao ser despejado na pia ou no vaso sanitário, o óleo usado passa pelos canos da rede de esgoto e fica retido em forma de gordura. Isso é ruim, porque atrai animais e insetos que podem causar várias doenças, como leptospirose, cólera, hepatites, esquistossomose, amebíase e giardíase. Essas doenças podem ser transmitidas para humanos e animais. O esgoto contaminado com o descarte do óleo de cozinha usado chega às Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), que irão separá-lo da água e tratá-lo para que a água possa ser novamente despejada nos mananciais, como rios e lagos. No entanto, esse tratamento realizado nas ETEs não é feito com o esgoto total, o que significa que o óleo acaba chegando aos mananciais aquáticos. Além disso, o custo desse tratamento é alto, correspondendo a cerca de 20% do valor investido no tratamento do esgoto, que varia em cada município. Para impedir todos esses problemas causados pelo descarte inadequado do óleo, é necessário reutilizá-lo, muitas pessoas utilizam esse ele para fabricação de sabão artesanal por exemplo. 

Entre vários projetos, destaca-se na região a empresa de coleta de óleo, o Reciclaoleo, presente deste 2006 em Cabo Frio. A Reciclóleo fica responsável pela coleta do resíduo e sua correta destinação, como a venda para a produção de biodiesel e fabricação de sabão em parceria com a Prolagos. Parte do valor é destinada para a aquisição de material esportivo para projetos sociais. O Reciclaoleo já também já realizou vários projetos, e um deles é o Centro Educacional Amigos do Meio Ambiente (Ceama), que tem como objetivo a inclusão social e a conscientização sobre a reciclagem do óleo vegetal. 

Segundo o morador do bairro Peró, em Cabo Frio, José Martins de Oliveira, a importância de reutilizar o óleo de cozinha vem desde sua juventude, quando transformava o resíduo em sabonetes. “Minha família sempre foi ligada em ações que possam trazer impacto ao meio ambiente, e como tínhamos preocupação com o despejo do óleo, começamos a fazer sabonetes e até vendíamos”, conta ele.

A poluição pelo óleo faz encarecer o tratamento da água nos municípios (até 45%), além de agravar o efeito estufa, já que o contato da água poluída pelo óleo ao desembocar no mar gera uma reação química que libera gás metano, um componente muito mais agressivo que o gás carbônico. Pensando nisso, Cabo Frio conta com vários pontos de recolhimento de óleo na região, ajudando assim o meio ambiente. 

Cabo Frio conta com pontos de recolhimentos de óleos instalados na região

Cabo Frio conta com várias unidades de ecopontos, composta por um latão, com capacidade para receber até 100 litros de óleo, que deve ser depositado em garrafas pet. O óleo descartado corretamente é utilizado para produção de biodiesel, sabão, tintas a óleo, massa de vidraceiro e outros produtos. Isso preserva matéria-prima, incentiva a reciclagem e evita que mais litros de óleo sejam descartados de maneira incorreta.

Pontos de Coleta de Óleo em Cabo Frio

                  ECOPONTOS                   ENDEREÇO
Mercado Tropical Rua Lecy Gomes da Costa, 252
Condomínio Araci dos Santos Av. Ver. Antônio Ferreira dos Santos, 4
Associação de Moradores da Vila do Sol Vila do Sol
Garagem da Auto Viação Salineira Av. Central, 81
Escola Municipal Evaldo Salles Rua do Moinho, 20
Terramar, localizado no 2º Distrito Tamoios
Horto Municipal Av. Henrique Terra s/n

Matéria escrita pelas aluna Thuany Olga do curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida (Campus Cabo Frio), supervisionada pela Professor Fábio Cadorin *

Entre no canal do Fonte certa no Telegram e fique por dentro de tudo que acontece na Região dos Lagos! Basta acessar o canal: https://t.me/noticiasregiaodoslagos
- Advertisment -

Colunas

Mais lidas

Barões da Pisadinha

Aniversário de Arraial do Cabo pode contar com shows dos Barões...

0
A festa de 39 anos de Arraial do Cabo pode contar com shows de artistas populares do cenário nacional. Os grupos Barões da Pisadinha,...