A Sala de Exposições Amena Mayall do Museu Regional Castorina Rodrigues Martins, em Arraial do Cabo, está com uma homenagem aos povos indígenas, cujo dia é comemorado nesta sexta-feira (19). A exposição, que segue até 30 de abril, apresenta a cronologia mais antiga da ocupação humana na região. Nesse sentido, destacam-se os povos sambaquieiros.
O museu que receberá a mostra itinerante fica no Centro Cultural Manoel Rodrigues Camargo.
Esses grupos ocuparam a região cerca de 5 mil anos antes do presente. Conforme estudos apontam, eram povos que buscavam os recursos marinhos abundantes na região.
Os povos sambaquieiros coletavam uma grande quantidade de moluscos e mariscos dos costões rochosos. Dessa forma, eles levavam essas conchas para suas áreas de ocupação, chamadas de sítios arqueológicos. “Sambaqui”, em Tupi-Guarani, significa “Samba” (amontoado) e “Qui” (concha), referindo-se ao amontoado de conchas característico da ocupação desses povos pré-históricos
Sendo assim, eles eram pescadores e coletores, vivendo da coleta de frutos do mar, da caça de pequenos animais e da abundância de recursos marinhos disponíveis..