As areias da Praia do Forte, em Cabo Frio, amanheceram com uma grande quantidade de algas vermelhas nesta quinta-feira (9). O fenômeno é conhecido como “maré vermelha”. Segundo a Prefeitura, esses organismos são comuns em águas tropicais e quentes e não devem retirados do local, pois afetaria o bioma.
As algas são uma parte importante do ecossistema pois são consumidas por peixes, crustáceos, entre outros.Também são utilizadas para produzir substâncias gelatinosas usadas como complemento alimentar e em laboratórios de ciências.
O coordenador de Meio Ambiente do município, Mário Flávio Moreira, explicou que as pessoas não precisam se alarmar e nem ter medo do contato com as plantas.
“Essas algas são habitat de diversos tipos de microcrustáceos e outros micro-organismos importantes para o bioma. O mar trouxe até ali por uma razão e vai levá-lo de volta por outra. É proibida a retirada dessas algas pois afetaria o bioma local”, afirmou.


