Alexandre Martins se pronuncia após confirmação de cassação pelo TSE

O prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP), publicou um posicionamento oficial nesta sexta-feira (2), após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmar a cassação da chapa dele e de Miguel Pereira (PL) por abuso de poder econômico nas eleições de 2020. No vídeo, Alexandre se disse “ficha limpa” e pontuou a possibilidade de agravos e recursos contra a decisão monocrática da ministra Isabel Gallotti.

Em setembro de 2022, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) condenou a chapa de Alexandre e Miguel por compra de votos. No dia da eleição, em 15 de novembro de 2020, a polícia encontrou material de campanha, R$ 6 mil e planilhas com nomes no carro de um integrante do comitê dos então candidatos. Com a decisão do TRE, Alexandre e Miguel foram cassados. No entanto, uma liminar permitiu que eles esperassem a resposta de um recurso no TSE ainda no cargo.

No posicionamento, Alexandre reforçou que nunca respondeu a um processo por improbidade em sua vida pública. Além de ser prefeito desde 2021, Martins foi vereador, vice-prefeito e secretário de Saúde e Administração. Alexandre também diz no vídeo que vai reunir seu grupo porque “a cidade não pode sentir, a cidade não pode parar”. “Amo a minha cidade e vou continuar lutando por ela”, declarou.

Mesmo com possibilidade de recorrer, especialistas em direito eleitoral afirmam à reportagem que o prefeito deverá fazê-lo fora do cargo. Assim sendo, Alexandre deixa a Prefeitura no momento em que a Justiça Eleitoral o notificar. Dessa forma, o presidente da Câmara, Rafael Aguiar (REP), assume a chefia do Executivo e deve convocar eleições suplementares.

Confira o posicionamento de Alexandre Martins abaixo: